Quais são as características fundamentais para os profissionais do futuro?

Quais são as características fundamentais para os profissionais do futuro?

29/07/2021 0 Por Sidney Ferrer

O speacker  da mentoria GESTOR SINCERO, Sidney Ferrér, esclarece.

Em meio a Master Class da Escola de Inovação Aberta, Ferrér colou como principal característica a multidisciplinaridade dos profissionais.

Mas o que é ser multisciplinado? É buscar conhecimento o tempo todo e não só da sua área de atuação, por exemplo. 

O experiente growth hacker completa , contando parte da sua própria jornada profissional: ´´Na essência, sou um artista e cheguei a Direção de Arte em diversas agências. No final dos anos 90, chegaram os primeiros programas como Corel Draw e Photoshop no Brasil. Ao não ter conhecimento sobre a evolução da minha área, fui jogado do primeiro lugar para o último e qualquer profissional que dominasse aqueles softwares conquistaria a minha vaga, facilmente.´´

Depois desta lição, nunca mais deixei de conhecer tudo aquilo que cercava a minha profissão (aqui e no exterior).

Mas,  a coisa mais importante que descobri foi: não tente concorrer com o avanço digital, ao invés disso: alie-se a Ele!

Esta onda de inovação atinge a todas as áreas e no Direito, não é diferente. A grande maioria dos procedimentos jurídicos,  são online e os processos acessados pela nuvem, enquanto alguns advogados sequer conseguem abrir o WhatsApp em seus notebooks ou desktops.

A disrupção na área no entanto, não termina aí. A IBM por exemplo já anunciou o DR. Watson, um software de Direito que segundo ela, substitui o advogado e tem assertividade de 90% em relação aos humanos.

A saída, indica Sidney Ferrér, está novamente na multidisciplinaridade dos profissionais. Logo, procure se especializar em um determinado nicho de mercado e não ser genérico ou tradicional (civil e trabalhista, somente).

Os robôs são genéricos, não conseguem ser super especialistas em detalhes como os seres humanos.