Você sabe o significado de “leapfrogging”?

Você sabe o significado de “leapfrogging”?

19/06/2020 0 Por Sidney Ferrer

Hoje quero explicar o conceito de leapfrogging. Alías, veremos como você pode tirar vantagem deste conceito. Sua empresa e negócio pode saltar à frente da concorrência!

Há 10 anos atrás – o que é praticamente uma eternidade na era digital – a Microsoft já estava sem a gestão direta de Bill Gates. A empresa colocou no ar o vídeo que você poderá ver no final desta matéria.
Eles imaginavam como seria o mundo passados uma década a partir daquele momento.

Leapfrogging é a versão digital da ‘mãe-da-mula’

No Vale do Silício, as startups utilizam este artifício para enxergar o futuro e buscar respostas. Eles chamam de leapfrogging – algo como a brincadeira do ‘’mãe-da-mula’’ no Brasil. Sabe,  aquela brincadeira em que nós pulávamos por sobre outro coleguinha e dávamos um salto à frente.

O intuito deste exercício corporativo já incorporado ao dia-a-dia das startups em todo o mundo é este mesmo: dar ‘’um salto à frente da concorrência e desenvolver um rastro de vantagem considerável’’.

Eu costumo dizer em minhas palestras que os EUA são uma espécie de ‘’bola de cristal’’. Mas é uma bola não utilizada pelos países de terceiro mundo, entre eles o Brasil. Visto que tudo o que acontece por aqui atualmente, já ocorreu por lá há 10, 15, 30 anos.

Portanto é possível fazer um estudo de caso mais aprofundado e desenvolver pontos de partida mais assertivos para eventuais soluções. Isto é leapfrogging! 

O futuro editado pela Microsoft!

Voltando ao vídeo da Microsoft, agora em 2019 fazem exatamente 10 anos de sua edição. Com isso, agora podemos verificar in loco o que se transformou e o que ainda falta virar realidade nesta transição digital a qual estamos vivendo. Vamos assistir? 

Um grande abraço e até a próxima!

Se você gostou do vídeo, compartilhe com seus amigos netfóbicos. São pessoas acima dos 40  anos que você conhece e sente que tratam a tecnologia como inimiga.

Talvez ainda a olham com certa resistência. Eu estarei sempre aqui para lhe trazer novidades. E espero ajudar a efetivar a travessia entre o mundo analógico e o digital. Será sem traumas, pois esta viagem, não tem mais volta. Acredite.